domingo, 18 de março de 2012

CASE – COMPANHIA BRASILEIRA S.A.



Espero que esteja tudo bem contigo!

O case a seguir é fictício e tem apenas finalidade acadêmica para discussão e aplicação de conceitos.

A Companhia Brasileira S.A. (CBSA) fabricante potencial no segmento de vestuário, há aproximadamente 6 meses realizou a fusão com outra importante empresa do mesmo ramo de atividade, tornando-se agora a maior em capacidade produtiva do mercado nacional.

Pela ótica de negociação e oferta a CBSA torna-se referência de mercado, com alto percentual de market-share conquistado pela fusão (soma da carteira de clientes X faturamento) e por ações rápidas e eficazes em suas estratégias comerciais, característica que destaca ela perante suas concorrentes.

O período pós-fusão tem sido complicado na gestão do clima organizacional, devido o choque de culturas entre empresas – com políticas, benefícios, programas de incentivos diferentes, a CBSA precisa de uma ação imediata para não perder seus talentos para concorrência em virtude da desmotivação em continuar em um ambiente hostil aos padrões concebidos individualmente e ratificados no coletivo como potencializadores das divergências de interesses.

A empresa possui cerca de 600 colaboradores (entre administrativo e operacional), todos localizados no interior de São Paulo em seu complexo industrial.

Há muitos jovens (típicos geração Y) e pessoas de mais experiência (com 15 a 25 anos de empresa). Dentre estes grupos destacam-se as influências de agentes causadores da discórdia que chamaremos de “contraventores”, devido a total desmotivação ou infelicidade de sua posição atual e não gerar ações para sair da zona de conforto. Estes contraventores veem a possibilidade de denigrir à imagem da empresa com seus pares um auxílio para que se sintam “menos prejudicados” com o momento atual em suas vidas. Fora isso, podemos destacar a falta de comprometimento de muitos líderes com seus colaboradores, após a fusão não foi feita nenhuma pesquisa de clima ao decorrer dos 6 meses para conseguir mensurar a satisfação das pessoas responsáveis em gerir o negócio, com isso houve rupturas em equipes até então homogêneas.

É necessária uma ação imediata para evitar a perda de talentos e qualidade do serviço prestado aos clientes, podendo afetar até o produto final da CBSA. Você como Gerente de Recursos Humanos será responsável em “resgatar” a harmonia do ambiente organizacional e motivar os colaboradores, a começar pelos líderes, que poderão ser “agentes de resgate”, entendendo e compartilhando das ações estabelecidas.

Como sugestão de conceitos e técnicas para aprimorar posterior discussão sobre o tema, propõe-se os seguintes textos para leitura complementar:



3 INSTANTES PARA O ENDOMARKETING
Visão compartilhada por Edison Talarico

Fonte: Blog M+A – Motivo mais Ação







 

GESTORES FIQUEM ATENTOS!
O que motiva os empregados?

Fonte: Blog M+A – Motivo mais Ação













Para um melhor direcionamento da discussão, há 5 pontos chaves:

1. Buscar entendimento dos fatores causadores do clima atual;
2. Mensurar problemas;
3. Propor ações imediatas e de longo prazo (duráveis);
4. Promover novamente a motivação dos colaboradores;
5. Manter essa motivação.



Por Eduardo Silva

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