domingo, 14 de agosto de 2011

Um modelo ideal de equipe? Apresento uma breve visão da equipe autogerenciada



Espero que esteja tudo bem contigo!

O assunto de hoje trata de um conceito para equipes de trabalho, porém, há necessidade de condições favoráveis para que aconteça. Proponho um teste: a partir das ideias/conceitos mencionados, ao final, qualifique se o modelo apresentado é o ideal ou não a sua realidade profissional.

Para exemplificar este modelo,  a partir de recentes projetos de pesquisa, selecionei uma equipe que atua com o modelo autogerenciada.
Vamos lá?

Premissa principal: o gestor não gerencia a rotina, somente as estratégias.

As organizações, cada vez mais, devem responder às diversas demandas com flexibilidade e velocidade, fatores para os quais uma equipe autogerenciada soma pontos significativos. “Conforme o ambiente de negócios se modifica, a organização se adapta e, internamente, a estrutura organizacional é fluída para se adaptar a todas as mudanças” (abordagem de Drucker).
Nota-se que a equipe é autogerenciada, pois os colaboradores são responsáveis por todo um processo que oferece um serviço aos clientes internos e externos de forma flexível e dinâmica. Em níveis diferentes, os membros da equipe trabalham em conjunto para melhorar suas operações, lidar com os problemas do dia-a-dia, planejar e controlar suas atividades. Em outras palavras, eles são responsáveis não apenas pela execução do trabalho, mas também por gerenciar a si próprios.
Comentário de um membro da equipe:
           
“Tenho consciência que meu trabalho é muito importante, o feedback constante que recebo mais a dinâmica do dia-a-dia me motivam a cada vez mais buscar o melhor. Tenho orgulho em fazer parte desse time!”

Identificado que o líder torna-se um parceiro da equipe, que esta passa a decidir sobre como executar o trabalho e a assumir responsabilidades e decisões que tradicionalmente eram do líder, aumenta assim a energização do grupo. A seguir fluxo que ilustra este modelo.



Foi necessário identificar onde a equipe se encontrava, baseado na curva de desempenho de Fela Moscovici, segue o resultado encontrado...
Em virtude do tipo e características da equipe, o ponto da curva identificado foi o de Elevado Desempenho. Os membros são comprometidos com o crescimento pessoal de cada indivíduo e com o sucesso deles mesmos e dos outros. Possuem resultados muito além das expectativas, ratificado em avaliações de desempenho 360º.
Pfister, sócio diretor de uma consultoria especializada em transformar conhecimentos em resultados, propôs não uma definição unidimensional (“uma equipe é...”), priorizou sete características da equipe de elevado desempenho, no qual a equipe se enquadra. São:

1. Servir com excelência aos mesmos clientes;
2. Compartilhar valores, metas, planos, lideranças e recursos;
3. Conhecer e aprender a usar as capacidades de cada membro;
4. Comunicar, entender, agir e resolver problemas;
5. Cooperar para competir;
6. Aprimorar as capacidades individuais;
7. Manter constância de propósitos e de desempenho.

Baseado nestas características a equipe é reconhecida dentro da organização, um modelo de sucesso que a cada dia busca novas maneiras para atingir seus objetivos quantitativos e qualitativos.
É como disse o lendário Henry Ford:

“Juntar-se é um início; manter-se unidos é progresso, trabalhar juntos é sucesso”

Carnier (professor da FGV) define 10 princípios das EADs, selecionei os que mais se enquadram nesta equipe, são:

Transparência – é importante às metas, objetivos e expectativas da organização e de cada membro estarem bem definidas, tornar comum é essencial para que resultados positivos sejam alcançados;
 Liderança Efetiva – a criatividade é uma das grandes características da equipe, sempre disposta a promover mudanças que facilitem o processo e melhorem a percepção junto aos clientes. Busca sempre estar um passo à frente, trabalha o futuro ideal hoje, buscando surpreender e fidelizar;
Autogestão – um dos principais fatores de sucesso, a equipe exerce funções importantes ao processo, autonomia, flexibilidade, agilidade e pro-atividade são diferenciais que trazem grandes resultados;
Devolutiva Constante – todos da equipe conversam entre si, oferecendo feedback dos pontos positivos e negativos, para estes, sugerindo maneiras de melhorar. Há uma grande cumplicidade e desejo para que todos possam desempenhar novos trabalhos e obter reconhecimento.

A equipe adota a ideologia que “a soma das partes é maior do que o todo”, a parceria é algo comum, pois aprendem e dependem deste modo de trabalho para alcançar grandes resultados.
A ausência de confiança, medo do conflito, falta de comprometimento, evitar a responsabilidade e a falta de atenção a resultados são disfunções que deterioram uma equipe, pois se um elo estiver quebrado, permiti que alguma delas se desenvolva.
A equipe trabalha esse modelo, porém adota a abordagem oposta – positiva – os membros da equipe:

ü  Confiam uns nos outros;
ü  Envolvem-se em conflitos de ideias sem qualquer censura;
ü  Comprometem-se com as decisões e planos de ação;
ü  Chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com os planos;
ü  Concentram-se na realização dos resultados coletivos.

Utilizei o conceito de equipe Serrote e Escada para estimular a equipe falar sobre a imagem percebida que presume que tenha na organização, o resultado foi interessante...
A partir da premissa que a equipe Serrote implementa melhorias, porém essas melhorias são perdidas no decorrer do tempo e por isso ela não evolui, e já a equipe Escada, mantêm seus níveis de qualidade e consegue sempre melhorar, a equipe se reconhece como uma equipe Escada.
Atua com competência para completar o ciclo das mudanças. Busca sempre compreender a exigência do mercado, iniciar planos de mudanças quando necessário para acompanhar novas demandas, luta contra as dificuldades que toda mudança provem e com um “sacrifício” recompensador, consegue subir mais um degrau rumo ao sucesso.
Como um verdadeiro time, busca o melhor para que todos possam usufruir e estar um degrau acima, alcançando seus objetivos e o da organização.

Agora reflita (...)
Equipe assim pode ser um exemplo a ser seguido, agora qualificar como ideal deixo para cada um de vocês!

Espero que tenha gostado do assunto abordado hoje. Estou à disposição para trocar ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário