sábado, 6 de agosto de 2011

A lei da atração profissional: o endomarketing colocado em prática



Espero que esteja tudo bem contigo!

O assunto de hoje trata de um tema trabalhado incorretamente pela grande maioria das empresas, o endomarketing®, o que significa este conceito:

BEKIN, Saul F. (1.995) define como ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.

Em Administração de Marketing (1.994), Philip Kotler faz breves referências à diferenciação entre o marketing interno e o marketing externo. Segundo ele, o marketing interno deve preceder o marketing externo: “Não faz sentido prometer serviço excelente antes de os funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo.” E define: “Marketing interno é a tarefa de contratações acertadas, treinamento e motivação de funcionários hábeis que desejam atender bem os clientes”.

Estamos no momento de duas características que seguem paralelas:

A primeira é INOVAÇÃO, mostrar como o colaborador interno pode influenciar na tomada de decisão de seu cliente, seja na transmissão da idéia, no “leque” de conhecimentos adquiridos, na maneira como trata o assunto - vender a idéia do negócio ao cliente se tornou algo extremamente interessante para todas as organizações.

Em uma entrevista que Bekin concedeu a Fiat temos um questionamento interessante “...na organização consciente todos são vendedores potenciais dos produtos?”, para ser um ‘vendedor potencial’ é necessário as condições favoráveis para tal efeito. Não adianta de nada existir o endomarketing® em apostilhas, palestras, folders, se a empresa não trabalhar o seu fator humano. Um empregado motivado é um fator que potencializa a construção de uma imagem forte, de confiança e que seja sinônimo de credibilidade no ambiente organizacional. Tendo as condições necessárias, o colaborador pode se tornar um ‘intra-empreendedor criativo’, ou seja, uma fonte de novas idéias para maximizar os resultados da organização. Portanto a segunda característica é
CRIATIVIDADE.
Neste momento você deve estar se questionando: “Mas o que a Lei da Atração tem a ver com este conceito?”, irei explicar...

Na verdade fiz uma analogia aplicando-a no ambiente interno organizacional, em seu contexto a Lei da Atração é definida da seguinte maneira: “Atraio para a minha vida qualquer coisa à qual dedico atenção, energia e concentração, seja em termos positivos ou negativos” , portanto...

A empresa atrai durante seu ciclo de vida um forte capital humano que exige atenção, energia e concentração. Se tratar os colaboradores como pontos positivos do processo aliado a outros fatores obterá sucesso, agora se não acreditar em sua importância, mais cedo ou mais tarde, terá que enfrentar as conseqüências negativas.

Os Recursos Humanos ou departamento de Gestão de Pessoas, deve atuar como desbravador e quebrar antigos paradigmas. O momento é de inovação e criatividade, criar uma base confiável em que seus colaboradores ‘vestem a camisa’ fará diferença no futuro.

Estou familiarizado a receber mensalmente e-mails de amigos que trabalhavam em empresas de grande porte, com a seguinte frase... “Estou me despedindo hoje e partindo para a busca de novos desafios...” , dizem que se conhece uma pessoa quando se demite e não quando se contrata, será que precisa chegar a tanto? Esta na hora de aproveitar o momento e rever os conceitos!

Bekin define muito bem os instrumentos de motivação, leia com atenção...

1. chamamento a parcerias, à cooperação e à lealdade;

2. valorização do indivíduo dentre de seu grupo;

3. integração baseada nos valores e objetivos da empresa;

4. reforço contínuo de uma atitude baseada em valores compartilhados;

5. recompensas e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados positivos;

6. criação de um ambiente de interação dentro da empresa;

7. envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões;

8. estímulo à iniciativa e à atitude criativa;

9. delegação de poderes de acordo com a natureza da função exercida;

10. remuneração adequada.


Agora pare e reflita (...)


As conclusões deixo para cada um, o importante é pensar positivo para atrair coisas positivas!

Espero que tenha gostado do assunto abordado hoje. Estou a disposição para trocar idéias.

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